A Digitalização Industrial - Do analógico ao IIoT

A Digitalização Industrial - Do analógico ao IIoT

Na indústria de processos, o monitoramento e o acompanhamento do processo de produção garantem a confiabilidade das diferentes fases produtivas aliadas ao produto. O controle que o surgimento de novas tecnologias permite exercer sobre o sistema de produção, desencadeou um aumento nos níveis qualitativos do produto e melhorou o método de gestão industrial. A IoT abriu uma nova forma de comunicação que permite conhecer com exatidão o estado atual do processo em tempo real.

Existem diversas tecnologias novas no mercado que usam sensores digitais que já comunicam as informações diretamente para as camadas superiores como SCADA, MES e outros sistemas sem necessariamente passar por um CLP. Com tanta tecnologia a disposição no mercado fica fácil projetar uma nova planta industrial do início, porém em uma planta já existente esta jornada de digitalização traz diversos desafios e o primeiro deles é: - O que fazer com as máquinas e dispositivos já existentes nos quais não possuem informações digitais porém ainda estão em pleno funcionamento? Segundo: -Como iniciar a minha jornada no processo de digitalização com um baixo valor de investimento?

 

A Tekon Electronics desenvolveu uma solução completamente dedicada para atender às necessidades do setor. A solução sem fio System Plus permite a medição e o monitoramento de uma ampla gama de variáveis ​​de processos industriais, como pressão, vibração, vazão, nível, condutividade, PH, umidade, temperatura e outras.

Projetada para ser uma solução viável quando há necessidade de substituir cabos para novos projetos ou equipamentos já instalados, esta solução permite a conversão de qualquer sensor analógico, independentemente do fabricante, em um sensor sem fio com comissionamento simples e implementação intuitiva.

Muitas aplicações industriais exigem monitoramento de variáveis ​​em locais remotos, salas de controle fisicamente distantes, que exigem mão de obra cara na colocação de cabos e na movimentação de objetos ou máquinas que tornam impraticável o uso de sensores de cabos. O System Plus também é uma ótima opção para retrofiting de máquinas. 

Existe uma grande diversidade de sensores industriais, porém nem todos os tipos de sensores tem disponibilidade de versão wireless, e mesmo quando a tecnologia de sensores industriais nativamente sem fio está disponível pode ser inviável pelo valor de investimento, com o System Plus é possível captar dados analógicos e transformá-la em comunicação via rádio criando uma rede MESH, em outras palavras é possível transformar um simples sensor com saída 4 a 20mA em um sensor sem fio e com inteligência de comunicação de rede MESH sem se preocupar com a topologia ou infraestrutura de redes. É possível fazer a monitorização dos sensores através do gateway PLUS WGW420 que recebe os dados de até 55 transmissores disponibilizar os dados em rede Modbus.

A combinação do transmissor PLUS TWP4AI com o gateway PLUS WGW420 faz com que um processo salte do analógico para o IIoT.  A comunicação é feita por uma poderosa rede MESH que se conecta entre um ou vários transmissores PLUS TWP4AI com um gateway PLUS WGW420. É possível adicionar ou remover um transmissor e automaticamente a rede se molda para se conectar através de caminhos alternativos sem a necessidade de intervenção de um profissional da manutenção.

Além da variável que você deseja medir, a Envisia possui a solução sem fio mais adequada para o seu processo. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe comercial e/ou solicite um orçamento

 

Categorias: