O que é OPC UA?

Quando o tema é indústria 4.0 ou IIoT é comum surgir diversos termos técnicos e abreviações, como por exemplo, OPC UA. Mas afinal, você sabe o que é? Acompanhe abaixo um resumo sobre este assunto.

Início do OPC 

O OPC é uma tecnologia de comunicação padronizada e aberta, lançada em 1996 pela OPC Foundation, com o intuito de resolver a questão de interoperabilidade entre os diferentes protocolos de comunicação industrial. Portanto o propósito era abstrair comunicações específicas da automação industrial como Modbus, Profibus e outras redes largamente utilizadas em CLPs e transformá-las em um padrão unificado capaz de comunicar com outros dispositivos e sistemas interface homem máquina como SCADA, IHMs e Softwares baseados em Windows através da tecnologia DCOM. A comunicação OPC, baseada em um modelo cliente-servidor, foi inicialmente criada para sistemas de Controle de Processo, por isso foi largamente utilizada em indústrias como Oléo e Gás, Química, Mineração e Siderurgia. Contudo rapidamente expandiu para diversos setores como manufatura, energia, automação predial, entre outros.

OPC UA e sua origem

Com o tempo novas demandas surgiram para levar a comunicação à outras camadas fora do nível de controle, ou seja, integrar dados desde o nível de dispositivos de campo, passando por todos níveis de controle industrial e gestão corporativa e fora do ambiente corporativo, como por exemplo, aplicações baseadas em nuvem. Em 2008 foi lançado a especificação do OPC Unified Architecture, ou OPC UA, unificou e simplificou as funções Acesso de Dados (DA), Historiador (HDA), Alarme & Eventos (AE) do OPC convencional, hoje conhecido como OPC Clássico.

Características e benefícios

  • Equivalência Funcional, pois possui todas as funcionalidades do OPC Clássico e mais em um único framework;
  • Neutralidade: multiplataforma de sistemas operacionais, atua do microcontrolador embarcado em dispositivos à aplicativos em nuvem;
  • Cyber Security ou segurança cibernética: possui nativamente encriptação, autenticação e auditoria;
  • Escalabilidade, permitindo atualizações futuras mantendo compatibilidade com sistemas legados;
  • Modelagem flexível, para formatos de comunicação cliente servidor ou Publish-Subscriber (PubSub).

Uso do OPC UA na Indústria 4.0

As redes industriais ethernet como PROFINET, EtherCAT e Ethenet/IP tem ganhado cada vez mais espaço no mercado para a comunicação no nível de controle. Porém como a comunicação vertical (do chão de fábrica à nuvem) exige atender diversos pré-requisitos de segurança, o OPC UA tem se mostrado uma excelente solução. No entanto os protocolos de rede de controle não tem competido com OPC UA, muito pelo contrário, as organizações responsáveis pelas tecnologias tem feito esforços de colaboração. Como resultado deste trabalho, permitiu o uso das tecnologias em conjunto, ou seja, é possível usar no mesmo barramento uma comunicação de controle como PROFINET e OPC UA trabalhando mutuamente e de forma simultânea. OPC UA Integração Vertical  

Conectividade

As aplicações no contexto IIoT e Indústria 4.0.podem ser as mais diversas, permitindo o uso de Big Data, Analytics, Inteligencia artificial, Machine Learning, entre outras. Mas para usá-las é necessário conectar os dispositivos à nuvem. Atualmente o OPC UA pode ser usado em praticamente qualquer equipamento industrial: seja por disponibilidade nativa no dispositivo ou através de IIoT Edge Gateways.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.