Você conhece a tecnologia Docker?

Você conhece a tecnologia Docker?

Cada vez mais utilizada por empresas que buscam modernizar o setor de TI (Tecnologia da Informação) em seus negócios,  e sobretudo por desenvolvedores de áreas como automação, mecatrônica, robótica, eletrônica, ciências da computação entre outros , a tecnologia Docker é reflexo dos constantes avanços do segmento, que se mostra como uma solução eficiente e com alto grau de assertividade.
Direcionada mais precisamente à tecnologia de containers, a tecnologia Docker apresenta uma série de vantagens e benefícios para quem a utiliza, sendo um diferencial importante para empresas que buscam se diferenciar dos concorrentes, se destacar no mercado e tornar-se mais competitiva.
Veja a seguir, o que a tecnologia Docker tem a oferecer e porque você tem muito a ganhar investindo nela.
001

Docker: um conceito diferente de virtualização

Uma das maiores reclamações dos desenvolvedores, diz respeito ao tempo gasto nos processos de virtualização.
Com o advento da tecnologia Docker, o fator tempo surge como um dos principais benefícios que podem ser adquiridos com esta tecnologia.
Sendo um conceito diferenciado de virtualização, podemos definir a tecnologia Docker como um tipo de plataforma de código aberto. Este código foi desenvolvido na linguagem Go, sendo criada pelo Google.

Características

Com altíssimo desempenho, a plataforma promove muitos ganhos, como facilidade tanto em criar quanto em administrar ambientes isolados (também conhecidos como containers). Com isso, o software Docker garante de uma forma simples e veloz, a disponibilidade de programas para o usuário final.
Em suma, a plataforma Open Source Docker torna possível o chamado “empacotamento” de uma aplicação em um ambiente isolado, ou seja, em um container.
Desta maneira, o software é capaz de se adequar da forma correta e rodar em qualquer máquina, desde que ela tenha a tecnologia Docker instalada.
Quantas vezes você já desenvolveu em sua empresa um software que funciona normalmente em sua máquina, mas que não roda/ funciona no servidor? Isso ocorre devido a existência de versões de um componente da sua máquina e do server.
Pois bem, com a tecnologia Docker, você fica livre destes conflitos e otimiza o tempo e o trabalho.
Como o termo Docker se refere tanto ao projeto Open Source e suas respectivas ferramentas, bem como o nome da empresa Docker Inc., principal responsável e apoiadora do projeto, é comum acontecer algum tipo de confusão.
Por isso, é importante termos alguns conceitos bem claros, como por exemplo:
  • Quando nos referimos ao software de TI “Docker”, estamos nos referindo especificamente a chamada tecnologia de containerização, relacionada à criação e uso de containers® Linux;
  • Com o intuito de promover melhorias constante, a comunidade open source do Docker concentra esforços de maneira gratuita, visando a evolução desta tecnologia com a finalidade de beneficiar todos os que fazem o uso desta plataforma;
Quanto a empresa Docker Inc., ela tem o papel de oferecer pleno suporte aos clientes corporativos, em relação as tecnologias que foram aprimoradas e fortalecidas.

Benefícios e vantagens da tecnologia Docker

Um dos benefícios da Docker é o fato de conseguir “transformar” ambientes isolados em espécies de máquinas virtuais e com isso, torna-las leves e modulares.
Com maior flexibilidade, é possível também, de acordo com suas necessidades, até mesmo implantar e criar novos containers, ou ainda replicá-los e migrá-los de um ambiente para outro.
Mas, se você acha que as vantagens da utilização da plataforma Docker acabam por aqui, se engana.

Quais outros benefícios posso obter?

Além de tudo o que já mencionamos no decorrer deste artigo, podemos destacar outros fatores que revelam mais benefícios, como:
  • Maior eficiência no uso dos recursos do sistema;
  • Otimização no uso da memória, necessitando de menos consumo e com isso, agilizando o ganho de tempo;
  • Facilidade de implementação;
  • Portabilidade de aplicativos;
  • Microsserviços facilitados;
  • Compartilha processos entre diferentes aplicativos, similar ao que ocorre com a SOA (arquitetura orientada a serviço);
  • Diminui o volume de incompatibilidades entre os sistemas;
  • Capacidade de disponibilizar o software em até 7 vezes mais rápida do que a virtualização convencional;
  • Capacidade de gerenciar containers únicos;
  • Maior produtividade e segurança, uma vez que permite de forma rápida, o acesso a uma versão anterior, se por ventura ocorrer algum problema;
  • Modular, ou seja, permite uma parte do aplicativo pelo desenvolvedor;
  • Reduzir do tempo de implantação de horas para segundos, reduzindo despesas, entre outros.
  • Beneficia o negócio, pelo fato de poder contribuir para a organização como um todo, usufruindo não somente de um software com um código aberto, mas na verdade de um completo ecossistema colaborativo que traz agilidade;
  • Redução do time-to-market, em um ambiente gerenciável que assegura portabilidade e proporciona um ambiente seguro. Se pensarmos que na era da digitalização, as aplicações são ativos valiosos para as empresas, veremos o quanto o Docker é essencial, afinal, trata de aplicações que podem ser publicadas e baixadas em nuvem.
E você, já utiliza a tecnologia Docker em sua empresa?
Então, não deixe de conferir nossos produtos com compatibilidade com a tecnologia Docker: NetIOT Edge e netPI
Está com dúvidas e precisa de algum tipo de ajuda e suporte neste sentido? Fale conosco. A equipe da Envisia está à sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.