ComX – módulo embarcável para redes PROFINET, OPC UA e MQTT

ComX é um módulo de comunicação em redes industriais para fabricantes de equipamentos industriais que desejam incluir uma interface de rede Real-Time-Ethernet, com protocolos de redes industriais, para trabalhar em redes em chão de fábrica e, paralelamente, comunicar via rede Ethernet padrão TCP/IP e, por último e não menos importante, com aplicações IIoT – “Industrial Internet of Things”, tornando o  dispositivo industrial apto a se conectar tanto a aplicações Fieldbus ou em nuvem. Este módulo foi desenvolvido pela Hilscher, com o controlador multiprotocolo netX, permitindo que se conecte como escravo a redes Real-Time-Ethernet, como PROFINET, Ethernet/IP, entre outras. A mudança de um protocolo de comunicação é feita através de um simples download trocando o firmware.
                                                
O módulo embedded pode ser fornecido sem conector ou com dois conectores Ethernet RJ-45, já com funções de switch industrial gerenciável integradas e hub para topologias em linha.
A estrutura de software do módulo ComX51 oferece três canais separados ao host, que podem ser acessados via SPI (50MHz):
  • Canal 0: Dados cíclicos e acíclicos Real-Time-Ethernet;
  • Canal 1: Canal ethernet com socket TCP ou interface Raw Ethernet;
  • Canal 2: Dados IIoT via OPC UA ou MQTT.
Para um rápido desenvolvimento, é possível utilizar a Evaluation Board COMXEB. Trata-se de um kit de desenvolvimento que funciona de forma independente ao PC – é uma placa de circuito integrado com entrada de alimentação em 24VDC, interface de diagnóstico UART e USB, interface via Dual-Port-Memory ou SPI, fácil acesso a interfaces de comunicação e já com os soquetes contendo a pinagem correta para plugar qualquer modelo dos módulos ComX e iniciar o desenvolvimento de software imediatamente, independente da fase de desenvolvimento da eletrônica do hardware, contribuindo para otimizar o tempo de mercado.
Contudo, com este módulo é possível fabricar no mercado nacional dispositivos industriais como CLPs, inversores, drivers, medidores, entre outros, de forma que eles sejam lançados com comunicação em redes Ethernet industrial e já habilitados ao padrão da Indústria 4.0 com comunicação OPC UA e MQTT, sem a necessidade de gateways.
A Envisia é distribuidora oficial da Hilscher no Brasil, para maiores informações sobre o ComX entre em contato com nossa equipe comercial e/ou solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *