Protocolo Modbus (RTU / TCP & ASCII)

 

Aqui vai uma apresentação rápida sobre o protocolo.

Vamos começar do começo! rsrs

 

O QUE É MODBUS?

Modbus é um padrão de protocolo industrial que foi criado pela Modicon, hoje Schneider Electric, no final da década de 1970 para comunicação entre controladores lógicos programáveis (CLPs).

COMO OS DISPOSITIVOS SE COMUNICAM?

O protocolo Modbus é definido como um protocolo mestre/escravo, o que significa que um dispositivo operando como mestre pesquisará um ou mais dispositivos operando como escravo. Isso significa que um dispositivo escravo não pode oferecer informações; ele deve esperar para ser solicitado. O mestre escreverá dados nos registros de um dispositivo escravo e lerá dados dos registros de um dispositivo escravo.

O QUE É MODBUS RTU?

Modbus RTU é um protocolo serial relativamente simples que pode ser transmitido através da tecnologia UART tradicional. Os dados são transmitidos em bytes de 8 bits, um bit de cada vez, em taxas de transmissão que variam de 1200 bits por segundo (baud) a 115200 bits por segundo. A maioria dos dispositivos Modbus RTU suporta apenas velocidades de até 38.400 bits por segundo. Podendo utilizar de RS-232, RS-422 ou RS-485.

O QUE É MODBUS TCP?

O Modbus TCP encapsula os pacotes de dados de solicitação e resposta do Modbus RTU em um pacote TCP transmitido por redes Ethernet padrão. O endereço da unidade ou do escravo não é o principal meio de endereçamento no TCP. O endereço de maior importância aqui é o endereço IP, por exemplo. 192.168.0.1. A porta padrão para Modbus TCP é 502, mas o número da porta pode ser reatribuído, se desejado. O Modbus TCP torna a definição de mestre e escravo menos óbvia porque a Ethernet permite a comunicação ponto a ponto. A definição de cliente e servidor são entidades mais conhecidas em redes baseadas em Ethernet. Nesse contexto, o escravo se torna o servidor e o mestre se torna o cliente. Pode haver mais de um cliente obtendo dados de um servidor. Em termos de Modbus, isso significa que pode haver vários mestres, bem como vários escravos. Em vez de definir mestre e escravo em um dispositivo físico por dispositivo, agora se torna responsabilidade do projetista do sistema criar associações lógicas entre a funcionalidade mestre e escravo.

O QUE É ASCII?

Modbus ASCII é uma implementação mais antiga que contém todos os elementos de um pacote RTU, mas expresso inteiramente em caracteres ASCII. O Modbus ASCII é considerado obsoleto, raramente é usado e não está incluso na especificação formal do protocolo Modbus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.