Conceitos Básicos do Protocolo Ethernet/IP

     
Vamos começar do começo!
 
Você conhece o termo Ethernet, certo? Se não, indico uma leitura sobre antes de continuar.
Pronto? Vamos lá!
 
O padrão EtherNet/IP (ou EIP) é o protocolo da camada de aplicação.
O EtherNet/IP foi desenvolvido a partir do Common Industrial Protocol (CIP), que é um conjunto de padrões abertos que todas as empresas de automação devem manter. A ODVA é a organização que suporta o CIP através de seus quatro protocolos industriais – EtherNet/IP, DeviceNet, ControlNet e CompoNet.
 
De um modo geral, o EtherNet/IP é simplesmente uma implementação do Common Industrial Protocol. Ele foi projetado para se comunicar através da EtherNet padrão usada em nossas redes domésticas e comerciais. O “IP” em EtherNet/IP significa Industrial Protocol, diferente do idioma de comunicação padrão da Internet dos PCs conhecidos como TCP/IP.
Quatro grupos independentes uniram forças para desenvolver e promover o EIP como uma camada de aplicação Ethernet de domínio público para automação industrial.
 
Esses grupos incluem a ODVA, a Industrial Open Ethernet Association (IOANA), a Control Net International (CI) e a Industrial Ethernet Association (IEA). O objetivo de seus esforços é ilustrar como o EIP fornece um padrão abrangente e certificável para uma ampla variedade de dispositivos de automação.
O que isso significa, Cassius?
 
Significa que o Ethernet/IP usa as ferramentas e tecnologias da Ethernet tradicional.
O protocolo usa todos os meios de transporte e controle usados na Ethernet tradicional, incluindo TCP, IP (Lembra que indiquei a leitura antes? rsrs).
 
Significa que o EIP funciona de forma transparente com todos os dispositivos Ethernet padrão encontrados no mercado atual. Os grupos que apoiam o EIP planejam garantir um padrão abrangente e consistente por meio de atenção cuidadosa e por meio de laboratórios de teste certificados, como foi feito com o DeviceNet e ControlNet.
 
Esta foi uma rápida explicação sobre o protocolo Ethernet/IP, como explicado anteriormente, as primeiras publicações serão apenas um resumo rápido, após citar a maioria dos protocolos, começarei a me aprofundar.
 
Porém, caso alguém sinta a necessidade de perguntar algo mais, estou à disposição para um bate-papo.
   
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.